«Imagem Peregrina» de Nossa Senhora

Caros amigos

Já falta pouco para o dia 29 de Maio, onde iremos receber, com alegria e fé, a visita da «imagem peregrina» de Nossa Senhora. A mesma imagem que há pouco mais de 50 anos, fez a mesma visita a estas paróquias. Passados estes anos, queremos como cristãos e como Igreja, perante as dificuldades presentes, dizer ao mundo que na «escola de Maria» aprendemos todos a lição da verdadeira felicidade: viver o encontro com Cristo e ser Seu discípulo na vida. O nosso Bispo, o senhor D. Albino, estará connosco, para confirmar esta verdade da nossa vida de fé.

Entretanto, gostaria com esta carta de vos dar algumas informações que deveis também transmitir aos restantes elementos da Comissão, aos Mordomos e a todos da população:

1. Já está a decorrer a preparação, nas três Paróquias, para este dia. Em Penacova o percurso da «Cruz mariana»; em Friúmes o «Círio» e em Carvalho a construção do «Terço comunitário». Que estas celebrações em cada capela sejam repletas de verdadeira e profunda vivência de fé. Não nos fixemos nos aspectos exteriores, mas procuremos viver tudo a partir de dentro, do coração, onde Deus nos fala e aí derrama a Sua graça. Estas celebrações não devem impedir que, diariamente, se recite o santo terço em cada capela, como é costume.

2. Ainda como preparação, haverá oportunidade para celebramos o Sacramento da Reconciliação. Sem um coração puro e uma consciência recta, podemos não perceber com nitidez tudo o que se vai passar no dia 29 de Maio, pela tarde. Assim, haverá confissões em:

  • Carvalho (igreja Paroquial), dia 26 de Maio, Quarta-feira, às 19:00 horas
  • Friúmes (igreja Paroquial), dia 26 de Maio, Quarta-feira, às 21:00 horas
  • Penacova (igreja Paroquial), dia 27 de Maio, Quinta-feira, às 9:00 horas
  • Gondelim (Capela), dia 28 de Maio, Sexta-feira, às 19:00 horas
  • Penacova (igreja Paroquial), dia 28 de Maio, Sexta-feira, às 21:00 horas

3. Relativamente ao dia 29 de Maio, gostaria de pedir a todos a calma e alguma tolerância para que tudo se possa fazer sem atropelos. Isto irá exigir algum sacrifício, mas será para o bem de todos. Peço ainda que todos tenham respeito por todas as indicações que forem dadas pelos responsáveis da organização, devidamente identificados (coletes florescentes). Tudo está a ser preparado com tempo e bastante detalhe, por isso serão impostas algumas limitações que deverão ser acatadas.

4. Peço que afixem os cartazes em local bem visível na povoação. O horário do dia será o seguinte:

  • Chegada da «imagem» à Rotunda da Barca – 17.30 horas
  • Saudação à Virgem pela Filarmónica de Penacova e o Pároco – 17:40 horas
  • Chegada a Vale de Sapos e início da procissão – 18:30 horas
  • Chegada ao Santuário do Mont’Alto – 20:00 horas
  • Final das cerimónias – 22:00 horas

5. Peço que leiam com atenção a folha anexa sobre o trânsito e a possais distribuir pelos cafés. Por fim, mais algumas informações:

Na zona da Rotunda, a partir das 15:30 horas será feita, pelos nossos Escuteiros, a venda ambulante dos lenços e das velas necessários para a celebração. O preço de venda de cada lenço e de cada vela será de 1,00€.

Como foi informado nas reuniões das Comissões de Capela, pelo sr. Engº Albertino – na sua pessoa, agradeço a toda equipa organizadora –, é obrigatório o uso de Opas para os 4 responsáveis pelo transporte do Andor de cada lugar. Para o transporte do símbolo de cada paróquia – a Cruz, o Círio e o Terçonão será usada Opa. Como não foi possível organizar a feitura das bandeiras de todos as capelas, ficou resolvido que nenhuma capela levaria bandeira. A excepção é só para as irmandades que vão participar.

Espero que tudo tenha ficado bem explícito. Fiquem certos que rezo por vós e pelos vossos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s