FESTA DA AMIZADE

Perto de mil pessoas das paróquias de Carvalho, Friúmes e Penacova, assistiram e participaram na Festa da Amizade no passado sábado, dia 5 de Março, junto do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Este local foi escolhido de propositadamente, não só pelo seu espaço e localização, mas também por se tratar da «Casa dos Soldados da Paz», uma «Casa de Solidariedade e de Amizade», onde todos e cada um sente os valores do humanismo e do voluntariado.
A referida festa teve início por volta das 15h00, com explicação dos objectivos pastorais que a nortearam e os agradecimentos a todos os que a protagonizaram, por parte do Pároco, Padre Rodolfo Leite. Nesta ocasião, o Presidente do município de Penacova, Dr. Humberto Oliveira, com breves palavras, congratulou-se com todos por esta iniciativa, não só de carácter cultural, mas pedagógica para todos.
A seguir, foi a vez dos representantes das várias Capelas das três paróquias apresentarem os carros que prepararam para o desfile da Amizade. Cada uma tinha um tema que desenvolveu e o apresentou de forma criativa a todos os presentes.
O primeiro carro a desfilar, com o tema AMOR, foi da responsabilidade dos lugares de Gondelim, Carvalhal de Mançores, Boas Eiras, Chã, Vale Gonçalo/Besteiros e Carvalhais. O segundo carro com o tema RESPEITO, era do Travasso; o terceiro carro com o tema CONCÓRDIA, do Casalito; o quarto carro, com o tema PARTILHA, da Cheira. O quinto carro desenvolvia o tema CONFIANÇA, proveniente da Ferradosa e Riba de Cima. A seguir o carro com o tema JUSTIÇA, vindo de Vale Tronco, Zagalho e Vale do Conde. O sétimo carro com o tema PAZ, vindo da Ponte; o oitavo, com o tema HARMONIA, da Carvoeira; o nono, com o tema ACOLHIMENTO, de Miro e Vale Maior. O décimo carro mostrava o tema CARIDADE, vindo do Casal de Santo Amaro e da Galiana. O décimo primeiro carro, com o tema VERDADE, era de Ribela; o décimo segundo, com o tema TOLERÂNCIA, da Riba de Baixo; o décimo terceiro, com o tema FIDELIDADE, de Vila Nova. Por fim, o décimo quarto carro, com o tema AMIGOS, veio do Carregal e de Friúmes; o décimo quinto, com o tema ALEGRIA, oriundo dos lugares da Paróquia de Carvalho (Ameal, Avelêdo, Capitorno, Carvalho, Carvalho Velho, Cerquêdo, Lourinhal, Pendurada, Póvoa e Caselho, São Paulo, Seixo, Vale da Carvalha e Vale da Formiga). O último carro, com o tema AMIZADE, foi da responsabilidade do Grupo de Jovens da Paróquia de Penacova. A alegria e o entusiasmo foram marcantes em todo o cortejo.
No final do desfile, teve lugar a actuação do Rancho Infantil da Paróquia de Penacova e do Grupo de Teatro os «Trapalhartes», que muito animou as centenas de pessoas presentes. No final destas actuações, deu-se então inicio ao jantar, onde as largas centenas de pessoas puderam apreciar o bom caldo verde e a boa carne da região, generosamente preparados por um «exército» de homens e mulheres.
Ao encerrar esta primeira edição da «Festa da Amizade», estava reservada a actuação do Padre João Paulo Vaz, que presenteou os presentes com um belo e profundo espectáculo musical, que durou até às 22h30.
Resta a agradecer a todos – inclusive ao comércio local – que ajudaram a erguer este dia de festa nestas paróquias. Que a amizade seja o compasso que marque as nossas relações… como cristãos, no mundo e na vida.

Mais fotos aqui.

(Fernando Oliveira)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s