Igreja Católica espera que Youcat seja «lufada de ar fresco» no diálogo com jovens Catecismo para os jovens é «salto qualitativo enorme para a Igreja», diz Marcelo Rebelo de Sousa

Lisboa, 14 abr 2011 (Ecclesia) – O diretor do Departamento da Pastoral Juvenil da Igreja Católica, padre Pablo Lima, espera que o Youcat, catecismo dirigido especialmente aos jovens, seja uma “lufada de ar fresco” no diálogo com a juventude.

“Depositamos uma boa expectativa em tudo aquilo que o Youcat poderá provocar em termos de iniciativas de aprofundamento individual e conjunto da fé, nomeadamente na faixa etária após o 10.º ano da catequese, que muitas vezes cai num vazio formativo”, afirmou esta quarta-feira o responsável, em declarações à ECCLESIA.

Marcelo Rebelo de Sousa, que com Pablo Lima participou na sessão de lançamento da obra, em Lisboa, considerou que ela constitui um “salto qualitativo enorme” para a transmissão da fé.

Para o comentador, a maior novidade do livro editado pela Paulus reside na apresentação dos conteúdos, que são uma síntese da doutrina católica em formato de pergunta e resposta: a palavra “é substancialmente a mesma mas a forma de comunicação faz a diferença”, afirmou.

Depois de sublinhar que a mensagem a difundir pela Igreja tem de ser “mais curta”, “rápida” e “incisiva”, dado que os jovens “falam hoje de forma muito diferente” e “têm outros agentes educativos”, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que o volume dirige-se a um “público muito vasto”.

Entre os destinatários apontados pelo professor incluem-se os “cristãos sem rótulo, que fazem o seu percurso de fé individualmente”, as pessoas que “já pertenceram à comunidade cristã e que a largaram”, e também quem “nunca teve informação” sobre o catolicismo.

O livro, inspirado no texto do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1997, e no Compêndio dessa obra, apresentado em 2005, visa também travar as disparidades na interpretação e seguimento do texto bíblico e das orientações da Igreja.

“Hoje em dia todos somos tentados a construir um cristianismo à nossa maneira”, pelo que “o Youcat permite-nos tomar contacto com a palavra de Jesus tal como ela é, e não adaptada ao nosso jeito, ao nosso gosto e comodismo”, realçou Pablo Lima, para quem o catecismo é um livro “exigente”.

D. Joaquim Mendes, um dos bispos auxiliares de Lisboa, salienta que o Youcat “é um precioso contributo para ajudar a superar uma certa debilidade cultural relativamente aos conteúdos da fé”.

O prelado confia que a obra venha ajudar a “clarificar uma certa confusão” originada pela “multiplicidade de propostas religiosas, nem sempre sérias e nem sempre em conformidade” com a “tradição viva da Igreja”.

O catecismo constitui também um “instrumento adequado para adultos”, frisou Joaquim Mendes, que espera “um bom acolhimento” do livro “particularmente entre os jovens, que, contrariamente ao que muitas vezes se pensa e se diz, se interrogam sobre uma procura autêntica de sentido para a vida e sobre a fé”.

A obra, com imagens e textos que complementam as formulações do Catecismo da Igreja Católica, foi desenvolvida por padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal austríaco Christoph Schoenborn.

A edição em língua portuguesa do Youcat – título que resulta da junção das primeiras letras das palavras inglesas “Youth” e “Catechism” (catecismo jovem) – tem prefácio do Papa Bento XVI e posfácio do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

PTE/RM

One thought on “Igreja Católica espera que Youcat seja «lufada de ar fresco» no diálogo com jovens Catecismo para os jovens é «salto qualitativo enorme para a Igreja», diz Marcelo Rebelo de Sousa

  1. Gostei muito deste catecismo. Já o li todo. Tenho uma outra proposta. Este catecismo deve ser lançado também aos adultos, às familias, congegações, Institutos seculares, Sacerdotes para estudo e depois para um diálogo de aprofundamento vivencial em cada comunidade e nas paróquias. muma época de crise de valores e… ajuda os cristãos a saberes dialogar com a sociedade onde estão enseridos sobre ” as razões da sua Fé ” .
    Obrigada Maria Ismália

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s