Diocese de Coimbra dá as boas vindas ao novo bispo

D. Virgílio Antunes vai ser ordenado em Fátima, a 3 de julho, e toma posse uma semana depois

      Coimbra, 28 jun 2011 (ECCLESIA) – A tomada de posse do novo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, deve ser para a diocese um momento de “alegria”, referiu o seu antecessor, D. Albino Cleto.
Numa ‘Nota Pastoral sobre a vinda do novo bispo’, o atual administrador apostólico da diocese deixa votos de que a “vinda de um novo pastor” desperte em todos os católicos de Coimbra “sentimentos de alegria e um olhar de fé”.
O prelado fala mesmo num “dever e compromisso apostólico, exercido em comunhão de fé e amor com seus irmãos”.
“Assim, mais do que considerarem os títulos e dotes humanos do escolhido, a quem desejam longos anos de vida sacerdotal e as maiores bênçãos de Deus, [os católicos] querem agradecer ao Senhor da Messe a riqueza do ministério episcopal, deixado aos Apóstolos como fonte de luz e de graça, que ao longo de vinte séculos permanece vivo na Igreja”, pode ler-se no documento a que a Agência ECCLESIA teve acesso.
“Seja esta uma especial ocasião para rogarmos ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe, a fim de que o senhor D. Virgílio Antunes veja no presbitério que o rodeará, em número crescente, os colaboradores mais diretos de que tanto vai necessitar”, prossegue a nota.
D. Albino Cleto, de 76 anos, renunciou ao cargo de bispo de Coimbra, que assumiu em março de 2001, por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico.
O seu sucessor, D. Virgílio Antunes, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, a 28 de abril e a sua ordenação episcopal está marcada para 3 de julho, no Santuário de Fátima, a partir das 16h30.
A fim de coordenar os preparativos para a ordenação do antigo reitor do Santuário, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, constituiu uma comissão que inclui os padres Jorge Guarda, Vítor Coutinho, Carlos Cabecinhas e Cristiano Saraiva, para além dos leigos António José Valinho, Maria Fernanda Duarte Gonçalves e Rui Manuel Ferreira Duarte.
Uma semana depois, a 10 de julho, D. Virgílio Antunes entrará solenemente na diocese de Coimbra, numa celebração marcada para a Sé Nova, pelas 16h30.

OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s