D. Virgílio Antunes, no dia da ordenação em Fátima dirige-se aos seus diocesanos de Coimbra:

“Vou ao vosso encontro com a confiança
e a esperança fundadas em Cristo”

O novo Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, recebeu a ordenação episcopal, no passado domingo, na igreja da Santíssima Trindade, em Fátima. Participaram na cerimónia trinta bispos, duas centenas de padres e cerca de oito mil fiéis, sobretudo das dioceses de Leiria-Fátima e de Coimbra. O novo Bispo toma posse da sua diocese de Coimbra, no próximo domingo, 10 de Julho, pelas 16,30, na Sé Nova.
D. Virgílio Antunes, de 49 anos, foi ordenado bispo no passado dia 3 de Julho, na igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, após ter sido nomeado como novo responsável pela Diocese de Coimbra, a 28 de Abril, e prometeu anunciar a “linguagem da cruz” de forma “nova”. “A linguagem da cruz, que hoje se procura calar e esconder, continua a ser o grande sinal do amor de Deus pelo seu povo em todas as situações de consolação e de sofrimento”, prosseguiu.
Numa cerimónia presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o mais recente membro do episcopado português quis agradecer a todos os que o acompanharam neste momento. “Em Setembro de 2008, quando nesta mesma igreja assumi a reitoria do Santuário de Fátima, estava bem longe de imaginar que passado este tempo, aqui estivesse nestas circunstâncias”, Tconfessou D. Virgílio Antunes, natural de S. Mamede, concelho da Batalha.
Perante milhares de fiéis que encheram a Igreja da Santíssima Trindade, entre elas o Núncio Apostólico em Portugal, grande parte do episcopado português e do clero das dioceses de Leiria e Coimbra, e dos representantes de congregações e movimentos religiosos das duas dioceses, o novo prelado disse ter seguido “a voz da Igreja” pela obediência que lhe deve e recordou o momento em que soube que iria ser bispo. “Quando o senhor Núncio Apostólico me informou da decisão do Santo Padre me nomear bispo de Coimbra, tive a tentação de pensar se era uma boa ou má opção, se o momento seria oportuno, se não deveria continuar a desenvolver os projectos em curso no Santuário”, admitiu.
Hoje, num dia de festa na igreja da Santíssima Trindade, que pela primeira vez acolheu uma ordenação episcopal, D. Virgílio Antunes quis reafirmar a sua “comunhão” com a Igreja Católica e a “disponibilidade para cooperar com ela na realização da sua missão de sacramento de salvação universal”.
“Ao Papa Bento XVI manifesto a grande alegria que me confere a graça de poder colaborar com ele, de forma mais próxima, na tarefa de servir a missão de Cristo Pastor”, prosseguiu.
O novo bispo anunciou que “a partir da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios (1, 23-24)”, escolheu como lema episcopal a frase: “Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus”. “Significa que procuro centrar-me na pessoa de Jesus Cristo, cujo significado só se pode entender a partir da cruz como caminho de ressurreição e da glória”, precisou.
O prelado dirigiu-se ainda à Diocese de Coimbra, mostrando-se “disponível para ir ao vosso encontro com a confiança e a esperança fundadas em Cristo”. “Gostaria de chegar ao meio de vós como um amigo e como um irmão que comunga das vossas alegrias e tristezas, que acolhe e é acolhido na simplicidade, e que vos confirma na fé enquanto porção do Povo de Deus”, revelou.
Na celebração em que estiveram também familiares de D. Virgílio Antunes e diversas autoridades militares e civis, incluindo vários autarcas das duas dioceses, nomeadamente João Paulo Barbosa de Melo e Maria José Azevedo Santos, presidente e vice-presidente do município de Coimbra, o prelado saudou a Diocese de Leiria-Fátima, que serviu durante 25 anos, e a sua paróquia, São Mamede, no concelho da Batalha, expressando uma “palavra especial de gratidão” aos seus pais e irmãs.
Aos funcionários e colaboradores do Santuário de Fátima, de que foi reitor durante os últimos dois anos e meio, agradeceu a “ajuda”, dirigindo as últimas palavras, muito aplaudidas, aos beatos Francisco e Jacinta Marto e à Virgem de Fátima, a quem consagrou a sua vida e o seu ministério que recebeu.
Na homilia, que antecedeu a entrega ao novo bispo do Evangelho, do anel, da mitra e do báculo pastoral, o bispo de Leiria-Fátima pediu a D. Virgílio Antunes que seja “bispo contemplativo do mistério da intimidade do Deus Santo” e “bispo com coração de pai, muito humano e compreensivo, de coração universal, aberto a todos de dentro e fora da Igreja, santos e pecadores, grandes e pequenos, elevados e humildes”.
Lembrando ao novo bispo de que não estará só neste cargo, nem que o exerce isolodamente, D. António Marto sublinhou que “uma Igreja toda ela centrada no seu bispo, onde não funcionam as instâncias intermédias, não goza de boa saúde espiritual e pastoral”.
“A ordenação episcopal comporta, sem dúvida, um salto de qualidade, uma novidade na tua existência humana e espiritual”, acrescentou D. António Marto, que, antes de desejar um “longo” e “feliz” episcopado a D. Virgílio Antunes, adaptou as palavras do Papa João Paulo II np início do seu pontificado: “Não tenhas medo. Tem confiança”.
Na celebração foi lida a bula de nomeação de Bento XVI em que D. Virgílio do Nascimento Antunes, “até agora reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima” é designado sucessor de D. Albino Mamede Cleto, que renunciou ao cargo de bispo de Coimbra por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico. “Ouvida a opinião da Congregação dos Bispos, pela Nossa Autoridade Apostólica, com esta Carta, nomeamos-te [D. Virgílio Antunes] Bispo da Igreja Conimbricense, segundo as normas do direito comum”, pode ler-se no documento enviado à nossa redacção.
No próximo dia a 10 de Julho, D. Virgílio Antunes entrará solenemente na diocese de Coimbra, numa celebração marcada para a Sé Nova, pelas 16h30, onde se espera a presença de muitos fiéis, representantes dos diversos movimentos, secretariados, organismos e paróquias.  

 Amicor Correio de Coimbra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s