CNE: Projeto «48 horas de voluntariado» mobiliza comunidades

Organização diz que «são ações como esta que acabam por contradizer sociedade que se caracteriza como materialista e individualista»

Lisboa, 14 nov 2011 (Ecclesia) – As “48 horas de voluntariado”, organizadas pelo Corpo Nacional de Escuteiros este sábado e domingo, “superaram expectativas” devido à “grande envolvência da comunidade”, adiantou hoje um dos coordenadores da iniciativa, em declarações à Agência ECCLESIA.
Apesar de ainda não haver um balanço definitivo, Rui Gomes chamou a atenção para a existência de “projetos com bastantes voluntários não escuteiros”, números “acima dos previstos” que evidenciaram a “disponibilidade e sensibilidade das pessoas”.
As “48 horas de voluntariado – desperta para a ação”, inseridas no programa do CNE para comemorar o Ano Europeu do Voluntariado, pretendiam chamar a atenção dos escuteiros para a importância de realizarem atividades em prol dos mais carenciados.
De norte a sul do país, ao todo realizaram-se 82 projetos, uma maratona de solidariedade que envolveu mais de dois mil escuteiros, que trabalharam em comunhão com dezenas de instituições sociais, juntas de freguesia, lares de idoso, centros de dia, entre outras.
Em altura de crise, destaque para uma iniciativa na paróquia de Espinho, diocese do Porto, em que os voluntários fizeram uma sopa para os sem-abrigo, a partir de uma recolha de bens que decorreu durante o fim de semana.
Esta ação de solidariedade, levada a cabo junto da população local, possibilitou ainda reunir elementos para a distribuição de kits higiénicos àqueles que mais precisam.
Para Rui Gomes, “são ações como esta, de desprendimento e serviço aos outros, que acabam por contradizer uma sociedade que se caracteriza muito como materialista e individualista”.
Por outro lado, “o CNE, enquanto movimento de jovens, acabou aqui por dar mais um passo na abertura e no apoio a toda a sociedade”.
“É sempre importante para os jovens ações que os possam habilitar a intervir, todos eles aprendem com o impacto que recolhem num projeto, seja um sorriso ou muitas outras coisas”, declarou aquele responsável.

JCP

One thought on “CNE: Projeto «48 horas de voluntariado» mobiliza comunidades

  1. Bom dia.
    Não sendo de nenhuma delas, mas acompanhando-as, é impressão minha ou as paróquias de Carvalho, Friúmes e Penacova estão muito “paradas”? Não se vê passar nada… O que se passou? Onde está a pró-actividade que existia?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s