Com Maria, contemplemos o rosto de Cristo!

Caros leitores, contagiados pela alegria pascal do Cristo Ressuscitado temos a alegria de celebrarmos o mês de Maio, que é tão conhecido para nós católicos o mês de Maria. Um mês especial dedicado à redescoberta da oração do rosário, uma tão querida tradição cristã.
Convido todos paroquianos a reviverem a experiência do Cenáculo, onde os discípulos perseveravam na oração em comum, junto com Maria, Mãe de Jesus (At.1,14).
A Igreja toma cada vez mais consciência de ser “mãe”, como Maria. Ela é o “berço, no qual Maria depõe Jesus e O entrega à adoração e contemplação de todos os povos”. Ela deseja continuar neste caminho espiritual e missionário, sempre acompanhada pela Virgem Santíssima, estrela da nova Evangelização, aurora luminosa e guia segura do nosso caminho.
Vamos unidos na fé, redescobrir o sentido mariano a partir de Jesus Cristo para vivermos o olhar daquela que, por um oculto desígnio divino, tornou possível, com o seu sim, a salvação da humanidade e, do céu, continua a proteger os que nela se refugiam, especialmente nos momentos difíceis da vida.
Desejo que este mês de Maio seja uma ocasião para os meus paroquianos aprofundarem o sentido da vocação cristã e o testemunho.
Na escola da Virgem Maria e seguindo o seu exemplo, cada comunidade poderá fazer emergir a dimensão “contemplativa” e “missionária”.
Como missionários, todos são convidados a congregar em comunidade e a recorrer confiantes a Maria através da oração diária, da recitação do Rosário e da meditação dos Mistérios da Vida de Cristo, que testemunhará que a nossa missão de cristão e da Igreja deve ser, antes de mais nada, sustentada pela oração e seguimento. A atitude de escuta, que a oração o Rosário sugere, aproxima-se os fiéis de Maria, “que guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração”(Lc. 2,19).
O nosso querido e saudoso Beato João Paulo II dizia: “a meditação que acompanha a Palavra de Deus torna-se um treino para viver em comunhão viva com Jesus – poderíamos dizer – por meio do coração de Sua Mãe”.
Quando falamos do “rosto de Cristo”, referimo-nos à sua aparência humana, em que refulge a glória eterna do Filho Unigénito do Pai. Contemplar o rosto de Cristo leva-nos a um conhecimento profundo e envolvente do seu mistério. Contemplar Jesus com os olhos da fé leva a penetrar no mistério de Deus-Trindade.
Diz Jesus: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9b).
Assim Maria, Ela mesma, torna-se nossa mestra.
Olhemos sempre para Maria como um modelo insuperável!
No seu espírito, encontram um eco extraordinário de todas as palavras do Evangelho, Maria é a “memória” contemplativa da Igreja, que vive no desejo de se unir mais profundamente ao seu Esposo, para se reflectir ainda mais na nossa sociedade.
Diante da crise, diante da dor dos inocentes, das injustiças sociais praticadas com arrogância, como reagir?
Na terna escola de Maria, que é a nossa Mãe, os católicos aprendem a reconhecer, no aparente “silêncio de Deus”, a palavra que ressoa no silêncio, para a nossa salvação.
Olhemos para Maria, que mantém os olhos fixos em Cristo e acolhe como um tesouro cada uma das suas palavras e nos indica a todos o modo de sermos autênticos discípulos do Seu Filho!
Sob o olhar vigilante da Mãe, e reavivada pela efusão poderosa do Espírito, as comunidades crescem como uma família, pronta a acolher o desafio da missão, contemplando o rosto misericordioso de Jesus nos irmãos, especialmente nos mais pobres, necessitados e nos que vivem longe da fé e do Evangelho.
Eis a nossa missão este mês: vivenciai em comunidade e aos sábados nas igrejas paroquiais a Recitação do Santo Rosário! Descubra e valorize a sua eficácia, que oferece um auxílio espiritual e pedagógico ordinário muito fecundo na formação do verdadeiro cristão consciente da sua missão, que é a de trabalhar no vasto campo da acção apostólica. Se o Rosário marcar o ritmo da nossa existência, poderá ser um instrumento privilegiado para construir a paz nos corações dos homens, nas famílias e entre as comunidades.
“Com Maria, tudo podemos obter do Filho, Jesus!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s