ABERTURA DO ANO PASTORAL, ANO DA FÉ

Amados irmãos e irmãs

Estamos a iniciar o novo ano pastoral de 2012-2013 que, por vontade do Papa Bento XVI, será o Ano da Fé. Em atitude de comunhão com o Sucessor de Pedro, sinal da unidade da Igreja Universal, acolhemos as suas propostas veiculadas pela Carta Apostólica A Porta da Fé e outras instruções complementares provindas da Cúria Romana.

O Secretariado da Coordenação Pastoral da nossa diocese de Coimbra elaborou um conjunto de sugestões que preveem ações a realizar pelas comunidades cristãs locais e pela própria Diocese. Sob a orientação dos párocos e dos Conselhos Pastorais, dos Secretariados, Serviços e Movimentos, surgirão muitas outras iniciativas, que enriquecerão o programa do Ano da Fé.

Na fidelidade ao Espírito Santo, que ilumina e acompanha a Igreja, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para “descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada, e refletir sobre o próprio ato com que se crê”, como nos pede o Papa Bento XVI (A Porta da Fé, 1).

A abertura solene do novo Ano Pastoral – Ano da Fé, terá lugar no próximo dia7 de Outubro. De manhã, haverá uma assembleia diocesana dirigida aos representantes das paróquias, convidados pelos párocos, às 10:00, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra; de tarde, às 16:00, na Sé Nova, a celebração da Missa, para a qual convido os diocesanos, particularmente os que exercem qualquer missão de serviço nas comunidades.

Quase a iniciar o Ano da Fé, exorto vivamente todos os fiéis a sintonizar com este tempo de graça que a Igreja nos oferece, a acolher com desejo de comunhão as propostas elaboradas pela Diocese e a abrir o coração ao Espírito Santo, para que oriente e conduza todos os nossos trabalhos.

No Ano da Fé, confio todo o Povo de Deus da nossa diocese de Coimbra à proteção do padroeiro Santo Agostinho, e à materna intercessão da Virgem Santa Maria.

 

Coimbra, 15 de Setembro de 2012

 

Virgílio do Nascimento Antunes

Bispo de Coimbra

2 thoughts on “ABERTURA DO ANO PASTORAL, ANO DA FÉ

  1. Realmente, tenho muita pena , de no poder assistir aqui na figueira da foz, algo de espiritual, mas tudo fecha as portas a uma bonita , caminhada para Cristo, pelo menos eu no sei de nada sim uma pena . o Padre de Buarcos , ter deixado, evangelizar , o Catecumenato ou seja: as Comunidades Neocatecumenais e passado . um tempo j se tinha feito o 1 escrutnio, ele vai fecha, e abre um restaurante .

    Bem a Espiritualidade, aqui , na figueira da foz muito pobre O Casino , para certas Senhoras melhor Caminhada , para Cristo

    O Senhor bispo , tambm no d uma ajuda

    Mas fico, contente porque vejo que meu concelho, progride na Caminhada para Cristo

    A paz com Vossos Espritos

    Maria Cndida Sobral BatistaNota: se quiserem visitar meus blogues aqui vos envio os links http://casualidade-casualidade.blogspot.com Date: Wed, 19 Sep 2012 21:10:27 +0000 To: mariamariacandidabatista2012@hotmail.com

  2. D. Maria Batista:

    1º conheço há bastantes anos o Pároco de Buarcos e seu trabalho;

    2º conheço a realidade da Paróquia de Penacova;

    Não me parece que Penacova esteja sequer melhor que Buarcos…porque em Penacova também pouco (ou mesmo nada…) se passa…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s