O ANO DA FÉ – CARTA PASTORAL DO BISPO DE COIMBRA

A ALEGRIA DE CRER E O ENTUSIASMO DE COMUNICAR A FÉ

INTRODUÇÃO

O Papa Bento XVI propôs a toda a Igreja o Ano da Fé, no contexto da celebração do cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, dos vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica e tendo em conta a necessidade bem sentida de uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã, que constituirá o tema do Sínodo dos Bispos a ter lugar em Outubro de 2012 (cf. BENTO XVI, Carta Apostólica A Porta da Fé, 4).
O Secretariado da Coordenação Pastoral, recentemente constituído, desenvolveu uma séria reflexão acerca deste tema, proposto pelo Papa, e apresentou à Diocese – sacerdotes, secretariados, comissões, serviços e movimentos – as principais linhas orientadoras do programa do Ano da Fé.
Tomou-se como ponto de partida o número 9 da Carta Apostólica do Papa Bento XVI, A Porta da Fé, que diz: “Desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia, que é «a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força» (Sacrosantum concilium, 10). Simultaneamente, esperamos que o testemunho de vida dos crentes cresça na sua credibilidade. Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada (cf. JOÃO PAULO II, Constituição Apostólica Fidei depositum, 116), e refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano.”

Ver mais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s