ABERTURA DO ANO DA FÉ

Ano da Fé

“ A alegria de Crer e o Testemunho de Comunicar a Fé Vivida”

 Out2012 Nov 2013

Caros Paroquianos e Internautas na fé, paz e bênção no Senhor!

 Por ocasião do início do Ano Pastoral Interparoquial, venho apresentar com imensa alegria e satisfação a mensagem do vosso pároco, nesta missão de testemunhar e comunicar a fé de maturidade e convicção.

Aproveito para dizer-lhes que o Papa Bento XVI convida-nos a iniciar a Celebração do Ano da Fé a 11 de Outubro, dia em que comemoramos os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, data esta que  constitui ocasião providencial para dar começo a um ano que o Papa chamou “Ano da Fé” (Carta Apostólica Porta Fidei – A Porta da Fé).

Será um Ano para reflectir sobre a Fé, para pedir a Fé, para evangelizar a Fé no coração de muitos, para procurar ter uma fé mais adulta, mais amadurecida e mais culta. Uma Fé mais evangélica, que impregne toda a vida e nos ajude a viver com mais intensidade a adesão a Deus, à sua Palavra e ao seu Amor.

Por feliz coincidência, o Ano da Fé tem também como base de reflexão e de estudo os 20 anos de publicação do Catecismo da Igreja Católica pelo Papa João Paulo II. Ler o Catecismo, estudá-lo, rever os seus ensinamentos será uma excelente ocasião para amadurecer a Fé e fazê-la crescer em cada um de nós.

A Fé tem que estar em comunhão com a vida, com a inteligência, com a vontade e com o coração. Uma fé adulta não admite superstição, bruxaria, espiritismo e artes diabólicas. Fé não significa só acreditar em verdades, em dogmas e não se pode fixar só em rezar o Credo. A Fé, se é verdadeira compromete o nosso ser e o nosso coração, ilumina a nossa inteligência e faz-nos pensar e sentir como Jesus Cristo.

O Ano da Fé será uma ocasião propícia para intensificar o testemunho de caridade.

Recorda São Paulo: “Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é caridade” (1 Cor. 13,13).

A Fé está ligada à esperança e à caridade. As três virtudes fazem um conjunto unido e harmónico. Daí que a Fé leva a viver em ardente esperança e em caridade sem limites. Uma vida de fé em que tudo nos fala de Deus e do seu amor. E a Fé viva leva-nos à evangelização apaixonada e apaixonante, pois desejamos que todos conheçam Jesus e o seu Evangelho, a sua Vida e seu Amor através das nossas comunidades paroquiais.

Portanto queridos paroquianos, convido-vos diante deste Ano da Fé, a saborear mais e melhor todas as maravilhas de viver intensamente a vida em comunidade, procurando reflectir uma comunidade com mais qualidade de fé vivida e de convicção.

Todos precisamos de mais conhecimentos, de pensar de um modo mais evangélico, de ter sentimentos mais eclesiais e atitudes mais de acordo com a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja.

Só assim, podemos assumir a nossa missão de co-responsável pela nossa paróquia, fonte de fé, esperança e caridade, onde somos chamados, na nossa vocação e na vida cristã, a sermos missionários, a “Evangelizar com renovado ardor missionário, testemunhando Jesus Cristo em comunhão fraterna à luz do Evangelho”, sendo uma comunidade de braços abertos, desta forma participaremos numa sociedade ou comunidade mais justa, solidária e de mais qualidade, ao serviço da vida e da esperança nas diferentes realidades e a caminho de uma fé de seguimento e convicção.

Agradeço a todos os meus estimados leigos pelo vosso “Sim”, neste desafio de conhecer melhor as verdades da nossa fé e a “descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada, e reflectir sobre o próprio ato com que se crê” (Bento XVI), na nossa comunidade cristã e os modos concretos de viver o Evangelho no nosso tempo.

Um abraço amigo, fraternalmente em Cristo!

Penacova, 22 de Setembro de 2012.

Pe. Laudo Corrêa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s