Escuteiros da Região de Coimbra comemoram 85 anos

Coimbra acolhe nos dias 19, 20 e 21 de Outubro as comemorações dos 85 anos do Corpo Nacional de Escutas da Região de Coimbra.

Mais de mil escuteiros irão estar em Coimbra no encerramento das comemorações dos 85 anos do CNE na nossa Região, sendo a face visível deste Movimento de Educação não-formal que continua a ajudar os jovens a crescer e a tornarem-se cidadãos ativos e úteis.
As cerimónias terão o seu início na Igreja de Nª Srª Lurdes com um debate sobre “Educação e Escutismo: que futuro?”, onde a Profª Drª Rosário Pinheiro (Faculdade de Psicologia) e o Chefe João Armando Gonçalves (Comité Mundial do Escutismo) nos darão uma perspetiva dos desafios de hoje na educação dos jovens e ainda que respostas o Escutismo continuará a dar.
De seguida, o Chefe Nacional do CNE fará a abertura oficial da Estação Nacional do JOTA/JOTI – atividade mundial que todos os anos junta os escuteiros através do rádio e da internet, dando início a um fim-de-semana de propostas e dinâmicas para os jovens.
Através da participação em ateliers sobre comunicações, proteção civil ou ambiente, assim como na realização de jogos que lhes vão permitir conhecer alguns dos espaços de Coimbra (Parque Verde, Cidade Universitária, Jardim da Sereia, entre outros), terão oportunidade de aprender algo mais e mostrar a sua alegria.
A “Boa Acção” que desde sempre nos caracteriza também marca a sua presença, desde a colaboração com algumas entidades na prestação de ações de serviço, até à dinamização de um Concerto Solidário, na Praça da Canção, que conta com a atuação de artistas como Anaquim, Barca dos Castiços e Pe. João Paulo Vaz, revertendo a favor da Comunidade de S Francisco e para o qual todos são desafiados a participar.
No domingo de manhã, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, teremos uma Sessão Solene presidida pelo Senhor D Virgílio e na qual marcarão igualmente presença os anteriores Chefes Regionais e os Presidentes das Autarquias onde existem os 61 Agrupamentos de escuteiros que se encontram no ativo, encerrando as comemorações com uma Missa de Ação de Graças na Sé Nova, pelas 15h00.
Escrito por Amicor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s