Transmitir a Fé

S. Paulo, na sua Carta aos Romanos, escreve que é preciso invocar o Senhor para ser salvo. E logo a seguir faz a seguinte interpelação: “Mas como poderão invocar Aquele em quem não crêem? E como podem crer naquele de quem não ouviram falar? E como podem ouvir sem alguém que lhes fale nele?” (Rom 10, 13 e 14)

Não há dúvida que nos primórdios do Cristianismo houve um esforço gigantesco de transmitir a Fé em Cristo. Isso é comprovado pela difusão do Evangelho, em todos os quadrantes do mundo antigo. Em cem anos havia comunidades cristãs por todos os países então conhecidos. Foi um trabalho de evangelização formidável, sobretudo atendendo às dificuldades de comunicação viária e técnica. E sem haver grandes planos estratégicos, o método de chegar às pessoas era idêntico: apresentar a Palavra de Deus como proposta livre, formar comunidade, arranjar gente que a animasse e em seguida prosseguir para outras paragens para lhes levar também o Evangelho de Jesus.
Não foram só os Apóstolos que partiram para outros países com o objectivo de lhes levar a Palavra de Deus. Com eles foram familiares e amigos e outras pessoas. E depois de receberem a Palavra, muitos fizeram-se também anunciadores da nova Fé, partindo mesmo para outras regiões com esse propósito.
O nosso Papa teve a feliz lembrança de instituir um Ano da Fé. Não o desperdicemos. Ele deve ser ocasião de uma nova graça para o aprofundamento da vivência cristã. Seu objectivo é provocar nos católicos uma fé firme em Cristo e na sua Igreja, e animar a todos para transmitirmos também a boa nova de Jesus a este mundo confuso de hoje. Será que vamos deixar escapar essa grande ocasião para sermos melhores cristãos e sermos também transmissores da Fé?
Escrito por M.V.P.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s