Mensagem de Ano Novo do Padre Laudo

ANO NOVO, VIDA NOVA!

Iniciamos 2013 com inúmeros motivos de esperança. Iniciamos uma caminhada de mãos dadas com Deus que nos ama e que todos os dias nos oferece a sua bênção e a vida em plenitude, Jesus Cristo, o nosso Libertador e Salvador – “Caminho, Verdade e Vida”.
O mundo está ameaçado pela lógica secularizada do individualismo, do egoísmo, da ganância, do poder e da ausência de Deus como opção fundamental de vida.
Durante as festividades, ouvimos com frequência a palavra “Paz”. O mundo hoje tem dificuldades em fazer a Paz. As “nações multiplicam as tensões, o terrorismo, a criminalidade e as guerras. Na relação política, o diálogo é quase impossível entre os partidos e os grupos sociais. Na reivindicação sindical prefere-se a acusação ao diálogo. Até na família, em transformação e crise, se geram roturas, destruindo a harmonia e a paz essenciais à felicidade de todos.
Porém, uma coisa é certa: a dificuldade na construção da paz resulta da falta de consciência em gerar a paz. Quem não estiver em paz consigo próprio nunca será capaz de gerar a paz à sua volta”.
Neste novo ano devemos rever as nossas atitudes cristãs ou outras e os nossos caminhos. Deste modo, vamos redescobrir o significado das palavras: paz, esperança, fraternidade, solidariedade, comunhão e alegria.
Devemos ser homens e mulheres de fé com convicção, cristãos de coração generoso, prontos a amar e a servir ao nosso próximo, a doarmo-nos como fez Deus, em seu Filho, a nosso favor.
A Igreja quer lembrar-nos que, desde o primeiro dia do ano, a paz anunciada pelos anjos em Belém é possível… Procuremos neste “Ano da Fé” viver a Paz no coração, na família, na vizinhança, no café, no jogo de baralhos, no desporto, nas associações, na comunidade, no trabalho e na sociedade!
Temos de aprender a viver com as alegrias e as tristezas, com as facilidades e as dificuldades, com as vitórias e os fracassos… Eis a nossa missão! Tudo isso faz parte da vida e é aí que Deus se está a revelar. Por isso, a vida do cristão deve ser marcada por este meditar do coração e nas pequenas coisas que são vividas no dia-a-dia.
Aproveito para partilhar convosco da mensagem do Papa para o 46.º Dia Mundial da Paz: “Bem-Aventurados os Obreiros da Paz”, que aborda uma questão urgente:
“O obreiro da paz, segundo a bem-aventurança de Jesus, é aquele que procura o bem do outro, o bem pleno da alma e do corpo, no tempo presente e na eternidade. A partir deste ensinamento, pode deduzir-se que cada pessoa e cada comunidade – religiosa, civil, educativa e cultural – é chamada a trabalhar pela paz. Esta consiste, principalmente, na realização do bem comum das várias sociedades, primárias e intermédias, nacionais, internacionais e a mundial. Por isso mesmo, pode-se supor que os caminhos para a implementação do bem comum sejam também os caminhos que temos de seguir para se obter a paz. Com esta invocação, faço votos de que todos possam ser autênticos obreiros e construtores da paz, para que a cidade do homem cresça em concórdia fraterna, na prosperidade e na paz” (Bento XVI).
Mais um ano começou… Desejo que 2013 seja cheio de Paz, saúde, prosperidade e muito trabalho para pagarmos a divida do nosso país, com todas as bênçãos de Deus… Aproveito esta mensagem para agradecer a Deus o dom da vida, pela sua graça, pela sua colaboração aos membros dos conselhos económicos interparoquiais, comissões de capelas e festas, coordenadores de pastorais e movimentos, irmandades, ministros da eucaristia, catequistas, leitores, internautas e aos estimados paroquianos, que nos ajudam na nossa caminhada paroquial.
Peço perdão pelas vezes que falhei e faço uma prece a Santa Maria, Mãe de Deus, Rainha da Paz, para que Deus nos acompanhe sempre neste “Ano de 2013 e da Fé”, para que possamos desvelar em nós e na vida cristã “a alegria de crer e o testemunho de comunicar a fé vivida”.

Padre Laudo

One thought on “Mensagem de Ano Novo do Padre Laudo

  1. Prezado Padre Laudo.
    Parabens pela bela mensagem de Ano Novo. Repensar, rever , praticar diariamente nas nossas atitudes o verdadeiro significado das palavras: paz, esperança, fraternidade, solidariedade, comunhão e alegria, certamente trará bons resultados.
    Desejamos um Feliz 2013. Que Deus o ilumine sempre. Dos paroquianos e amigos de Botucatu/SP/Brasil.
    Celso e Sirlei

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s