Natal: «Deus diz-se na pobreza de Cristo e espera-nos na pobreza dos outros»

D. Manuel Clemente desafiou a fixar o olhar «no presépio continuado deste mundo»

gd_imager (1)Lisboa – 25 dez 2013 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente afirmou hoje que o dia de Natal é a celebração da “encarnação de Deus” na pobreza de Cristo e um convite a fixar “o olhar no presépio continuado deste mundo”.

“Deus diz-se na pobreza de cristo e espera-nos na pobreza dos outros”, disse o patriarca de Lisboa na homilia da Missa do Dia de Natal.

Para D. Manuel Clemente, o presépio “deste mundo” não perde a sua “qualidade essencial de verdade humilde, transcendente proximidade e comunhão realizada”.

“Quando Jesus nasceu no Presépio de Belém, a única luz veio do céu, pois as da terra iluminavam as cortes de Herodes em Jerusalém ou de César Augusto em Roma. Isto mesmo apela á conversão do nosso olhar para o fixarmos no presépio continuado desde mundo em que Deus nasce e aí mesmo nos espera”, referiu o Patriarca de Lisboa.

“A resposta às necessidades dos outros é o lugar legítimo da celebração do Natal”, disse o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, na Sé de Lisboa, sublinhando que o “Verbo encarnado” espera cada cristão “na carne de quem sofre”.

“Inclinemo-nos em serviço constante diante de toda a realidade humana em que a encarnação continua”, afirmou.

Para D. Manuel Clemente, as “autossuficiências” e o esquecimento das “insuficiências dos outros” levam ao esquecimento da encarnação de Cristo.

“Esquecemo-Lo facilmente quando nos alienamos em autossuficiências desmentidas; esquecemo-Lo facilmente quando descuidamos a insuficiência dos outros, as suas necessidades à espera de solidariedade prática e convicta, de caridade, digamos”, afirmou.

D. Manuel Clemente presidiu à missa do Dia de Natal na Sé de Lisboa, concelebrada pelo patriarca emérico D. José Policarpo, o núncio apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, e outros sacerdotes.

PR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s