Coimbra: Itinerário de Quaresma convida a “acolher Cristo com a mente, o coração e a vida»

D. Virgílio Antunes incentiva comunidades a buscarem a «intimidade» com Deus, mesmo no meio das «ocupações quotidianas»

Coimbra, 01 mar 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra criou um itinerário catequético direcionado para a Quaresma, com especial incidência na meditação e leitura orante do Evangelho.

Na sua mensagem para este tempo litúrgico, o bispo de Coimbra convoca “presbíteros e diáconos, consagrados e catequistas, animadores das celebrações da Palavra e ministros da comunhão”, entre outros agentes pastorais, a trabalharem as propostas de reflexão a partir de “pequenos grupos de fiéis”.

Intitulado “Caminho para Cristo em Igreja”, o itinerário está inserido no plano pastoral que a Igreja Católica local preparou para este ano, que aponta sobretudo ao reforço do “dinamismo missionário” das comunidades cristãs.

A ideia é que, a partir das leituras de cada domingo, as pessoas se reúnam “nas suas próprias casas, nos locais de culto ou nos centros pastorais”, para aí aprenderem “a acolher Cristo, Palavra de Deus, com a mente, o coração e a vida”, realça D. Virgílio Antunes.

O prelado incentiva ainda os fiéis a deixarem-se “conduzir pelo Espirito Santo”, a acolherem “a vontade de Deus” e a procurarem estar em “intimidade com o Pai”, mesmo no meio das “ocupações quotidianas”.

Publicada sob a forma de livro, com o custo de um euro por unidade, a proposta quaresmal da Diocese de Coimbra está disponível no Centro Pastoral Diocesano (239 792 344; sdcpastoral.coimbra@gmail.com) ou na Livraria Cultura e Fé (239 829 331).

D. Virgílio Antunes espera que este tempo contribua para a renovação de todas as comunidades cristãs”, a começar já pela celebração da Quarta-feira de Cinzas, no dia 5, marcada para as 19h00 na Sé Nova de Coimbra.

A Quaresma é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

JCP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s