Vaticano: Papa sublinha alegria que deve marcar vivência da Páscoa

Vaticano: Papa sublinha alegria que deve marcar vivência da Páscoa

Francisco preside à recitação do «Regina Caeli» na chamada «segunda-feira do anjo»

papa_rc_21abr2014Cidade do Vaticano, 21 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco destacou hoje a importância de viver o tempo da Páscoa com “alegria”, de forma genuína, transmitindo-a aos outros, como aconteceu nas primeiras comunidades cristãs.

“Deixemos que esta experiência, impressa no Evangelho, se imprima também nos nossos corações e transpareça na nossa vida. Deixemos que o espanto alegre do Domingo de Páscoa irradie nos pensamentos, nos olhares, nas atitudes, nos gestos e nas palavras”, declarou, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do «Regina Caeli», oração que substitui o ângelus durante as celebrações pascais.

Segundo o Papa, esta alegria “não é uma maquilhagem”, mas vem de dentro, “de um coração mergulhado na fonte”, como o de Maria Madalena, testemunha da ressurreição.

Por isso, cada cristão deve ser capaz de levar um “raio” da luz de Jesus ressuscitado “às diversas situações humanas: às felizes, tornando-as mais belas e preservando-as do egoísmo; às dolorosas, levando serenidade e esperança”.

Na chamada ‘segunda-feira do anjo’, ferido em Itália, Francisco renovou os votos de “boa Páscoa” e pediu que todos continuem a trocar os “votos pascais” durante esta semana “como se fosse um único dia”.

“O sentimento dominante que transparece dos relatos evangélicos da Ressurreição é a alegria plena de espanto e na liturgia revivemos o estado de espírito dos discípulos por causa da notícia que as mulheres trouxeram: Jesus ressuscitou”, precisou.

O Papa convidou os católicos a reler os capítulos dos Evangelhos que falam da ressurreição de Jesus e a pensar na “alegria de Maria, Mãe de Jesus”, durante esses momentos.

“A ela, testemunha silenciosa da morte e da ressurreição de Jesus, peçamos que nos introduza na alegria pascal”, observou.

Após a oração, Francisco desejou “alegria” e “serenidade” para estes dias de celebração que prolongam “a alegria da ressurreição de Cristo”.

“Boa e santa Páscoa a todos, bom almoço e até à próxima”, concluiu.

OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s