Festa de São Mateus – Friúmes

Festa de São Mateus – Friúmes

Edição 2014, 27 de Setembro

São Mateus fez um acordo com São Pedro! E a Festa de São Mateus foi mais um sucesso…. De convívio e boa disposição! 

Na manhã do dia 27 de Setembro, as expectativas não eram animadoras… “Dezassete distritos de Portugal estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada até às 21.00H”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Porém, contrariando as previsões, o sol e a temperatura amena proporcionaram a todos os participantes desta Edição 2014 da Festa de São Mateus, um agradável convívio.

Após grande azáfama, a aldeia estava aperaltada para a tão aguardada chegada do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Eram 15.30H quando o grupo de Catequese recebeu D. Virgílio, com um bonito poema, declamado nas escadas da Igreja, e onde foram lançadas pétalas, acompanhadas de enorme ovação.

A Eucaristia, presidida pelo Bispo, teve início às 16H, decorrendo com grande simplicidade e sentimento, acompanhada pelo Coro da Paróquia de Friúmes, conduzido pela Helena Pinto. Após a procissão pelas ruas de Friúmes, decorreu o leilão de oferendas a São Mateus (que reverteram para as últimas obras da Igreja Paroquial, que ficou ainda mais bonita!).

Já em momento de descontracção, D. Virgílio abriu oficialmente a exposição “Freguesia Ontem e Hoje”, que contou com uma recolha de fotografias e objectos referentes à história dos antepassados da Freguesia. Aqui, agradece-se a todos os que de forma generosa emprestaram os seus haveres, contribuindo para que esta exposição fosse um “sucesso de memórias”

Após o jantar nas Tasquinhas, actuou para todos os presentes o Grupo Cantar Travanca do Mondego, muito acarinhado pelo público, e depois dançou-se pela noite dentro. A animação e o convívio saudável estiveram em destaque!

A Paróquia agradece de uma forma especial a todos quantos participaram activamente na organização desta festa: a quem ofereceu os doces para a tasca da Igreja, às pessoas que gentilmente emprestaram as fotos dos seus álbuns e os objectos do seu passado, a quem deu ofertas para o leilão, e a todos os anónimos que ofereceram o seu trabalho a São Mateus. Destaca-se um OBRIGADO ao Bispo D. Virgílio, por aceitar o humilde convite da pequena comunidade paroquial de Friúmes, ao Agrupamento de Escuteiros de Penacova, pela simpática presença, e à União das Freguesias de Friúmes e Paradela, pela profícua parceria na organização desta festa. Todos juntos faremos melhor!

A Comunidade Paroquial de Friúmes.

DSCF0213 DSCF0224 IMG_0103 IMG_0123

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s