VIA SACRA PAROQUIAL QUARESMAL

VIA SACRA PAROQUIAL QUARESMAL

“COMUNIDADE DE DISCÍPULOS QUE TRILHA OS CAMINHOS
DAS NOSSAS TERRAS E DAS NOSSAS VIDAS”

Seguindo a temática adoptada pela nossa Diocese para este ano pastoral, “Somos Comunidade de Discípulos”, e procurando uma vivência do período de Quaresma enquanto tempo de reflexão pessoal e preparação para a Páscoa, a Paróquia de Penacova vai realizar no dia 14 de Março (Sábado) uma Via Sacra que percorrerá todas as localidades com Capela da Paróquia. O percurso será feito na totalidade a pé.
Pretende-se que seja um momento de reflexão da vida de cada um que nela participe.
Por um lado, caminhando em conjunto com as pessoas que pertencem à Paróquia de Penacova e percorrendo os caminhos e povoações que a compõem.
Por outro lado, acompanhando Jesus Cristo na Sua Paixão e Morte, pretende-se levar à reflexão sobre a vida de cada um, os comportamentos que temos, o que fazemos bem e o que temos de mudar no nosso dia-a-dia. Para tal, em cada uma das Capelas haverá um momento de oração e reflexão.
Porém, não se pretende que esta Via Sacra se limite a ser uma passagem pelas Capelas.
Pretende-se sim que, como uma verdadeira comunidade, as pessoas de cada terra e as pessoas que mais directamente se encontram ligadas aos Grupos Pastorais e Movimentos da Paróquia de Penacova integrem de forma activa a Via Sacra, mobilizando-se nas suas terras ou enquanto Grupo Pastoral ou Movimento e percorrendo parte do percurso, da sua terra para a seguinte no percurso, ou quem assim o pretenda, a totalidade do percurso.
Os horários de passagem por cada povoação estão definidos de forma a que cada um possa orientar a sua vida neste dia para integrar a Via Sacra.
Quem pretender integrar a Via Sacra durante todo o dia ou durante parte do dia, pede-se o favor de fazer uma pequena inscrição aqui no Cartório Paroquial até ao dia 12 de Março (Quinta-Feira) de forma a saber-se quantas pessoas estão nessa disposição.
A Via Sacra será no dia 14 de Março (Sábado) e vai iniciar-se em Gondelim às 05h00 e terminará às 19h00 aqui na Igreja com a missa vespertina.
Este será, certamente, um momento que marcará a vivência da Quaresma na Paróquia de Penacova e marcará também a vida de cada um de nós.
A Paróquia de Penacova apela à presença e participação de todos, para que se motivem e participem de forma activa nesta Via Sacra.
Assim, todos poderão sentir a pertença à comunidade paroquial, formada por todos quantos habitam no seu território, e ao mesmo tempo prepararem-se convenientemente para a Páscoa que se aproxima.

HORÁRIOS 

LOCALIDADE HORA
GONDELIM 5H00
BOAS EIRAS 5H50
CARVALHAL DE MANÇORES 6H35
VALE GONÇALOE BESTEIRO 7H15
CHÃ 8H00
RIBELA 9H15
CASALITO 9H40
CASALDE SANTO AMARO 10H20
GALIANA 10H55
VILA NOVA 11H55
RIBA DE BAIXO 12H25
FERRADOSA 13H20
RIBA DE CIMA 13H55
TRAVASSO 14H55
RONQUEIRA 15H45
CARVOEIRA 16H25
PONTE 17H05
CHEIRA 18H20
PENACOVA 18H55

 Em cada localidade haverá um momento de oração na Capela. 

A Via Sacra termina na Igreja de Penacova, com a celebração da Eucarístia vespertina às 19h00. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s