Igreja/Sociedade: «Trabalho digno deve estar na agenda política, social e empresarial», pedem organizações católicas

Agência Ecclesia 

Jornada Mundial é assinalada dia 7 de outubro

Lisboa, 02 out 2017 (Ecclesia) – Um grupo de movimentos e organizações da Pastoral Operária da Igreja Católica em Portugal publicou um manifesto que realça a “importância” de continuarem a lutar por trabalho digno, no contexto da jornada mundial que se realiza este sábado.

“O trabalho digno deve estar na agenda política, nas agendas sociais e empresariais, nas agendas dos movimentos de trabalhadores, na agenda da Igreja”, lê-se no manifesto enviado à Agência ECCLESIA.

A Jornada Mundial pelo Trabalho Digno, que se assinala anualmente a 7 de outubro, vai ser celebrada em “vigília de oração” e com ações de rua em diversos locais de Portugal com o propósito de incentivar e consciencializar as comunidades cristãs, autarquias, governo, sindicatos, comissões de trabalhadores e organizações empresariais “a colaborar para colocar no centro a pessoa e a sua humanização”

“O trabalho é um dom e um projeto de humanização imprescindível para a construção da sociedade e para a realização humana e não apenas uma fonte de remuneração”, afirmam.

Neste contexto, alertam que “dignidade, respeito, honra, liberdade, direitos de todos e para todos” são aspetos a ter em conta entre o trabalho e o “poder de compra”.

Continuar a ler

Anúncios

CARTA PASTORAL DO BISPO DE COIMBRA PARA O PLANO PASTORAL 2017-2020

DIOCESE DE COIMBRA

PLANO PASTORAL 2017-2020

CARTA PASTORAL DO BISPO DE COIMBRA

 

  1. INTRODUÇÃO

O Concílio Vaticano II, recolhendo o sentir de uma tradição contínua, declarou de novo que a Igreja peregrina é chamada por Cristo a uma reforma perene, que consiste essencialmente numa maior fidelidade à própria vocação (cf Unitatis Redintegratio, 6).

 

Na esteira desse grande acontecimento da história da Igreja contemporânea, procuramos pôr-nos em atitude de escuta da Palavra da Escritura e da voz do Espírito Santo, que nos iluminará na descoberta dos caminhos mais adequados para o anúncio do Evangelho no nosso tempo. É nessa perspetiva que assumimos como missão: “Diocese de Coimbra, comunidade que vive a fé e anuncia o Evangelho como caminho de encontro pessoal com Cristo, Único Salvador, e com a sua Igreja”; e como visão: “Alicerçados em Cristo, formamos uma comunidade de discípulos para o anúncio do Evangelho”.

Continuar a ler

PROGRAMA DA SEMANA SANTA – 09 a 16 de Abril de 2017

Dia 09 – DOMINGO DE RAMOS
08:30h – Bênção dos Ramos e Missa na Igreja Paroquial de Carvalho
10:15h – Bênção dos Ramos e Missa na Igreja Paroquial de Penacova
11:30h – Bênção dos Ramos e Missa na Igreja Paroquial de Friúmes
15:30h – Via Sacra ao Monte Alto

Dia 13 – QUINTA FEIRA SANTA
10:30h – Missa Crismal na Sé Nova de Coimbra
19:30h – Missa da Ceia do Senhor em Carvalho
20:30h – Missa da Ceia do Senhor em Friúmes
21:00h – Missa da Ceia do Senhor em Penacova

Dia 14 – SEXTA FEIRA SANTA
15:00h – Celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto em Penacova
18:30h – Celebração da Paixão em Carvalho
20:30h – Celebração da Paixão em Friúmes

Dia 15 – SÁBADO SANTO
21:00h – Missa da Vigília Pascal em Penacova

Dia 16 – DOMINGO DE PÁSCOA
08:30h – Missa e Procissão da Ressurreição em Carvalho
10:30h – Missa e Procissão da Ressurreição em Penacova
11:30h – Missa e Procissão da Ressurreição em Friúmes
14:30h – Visita Pascal nas diversas Comunidades

MENSAGEM DE NATAL DO PÁROCO DA UNIDADE PASTORAL INTERPAROQUIAL CARVALHO, FRIÚMES E PENACOVA

Estimados Paroquianos

Mesmo às portas do Natal, não quero deixar passar este Acontecimento sem uma saudação amiga a todos vós.
Lembro que Natal não é só reunir a família e os amigos, não é apenas ter gestos de solidariedade para com os mais pobres, mas é, sim, celebrar Alguém, é acolher, é cantar, é celebrar o nosso Deus que, na pessoa de Jesus Cristo, veio “acampar” no meio de nós.
A sua presença e a sua mensagem é de Paz, de Justiça e de Amor.
Para uma celebração em pleno, gostaria de vos propor três gestos significativos:
– Colocar na nossa mesa um bolo, como fazemos nas festas de aniversário e cantar os parabéns a Jesus, que faz anos que desceu até nós e continua a viver connosco.
– Apoiar alguém mais desfavorecido, como anúncio de que para o cristão, “Todo o Homem é meu irmão”.
– Partilhar com a comunidade paroquial um pouco do que temos, através do Contributo Paroquial, (a entregar na Secretaria), pois essa partilha é necessária à vida da comunidade cristã.
Desejo um SANTO NATAL, com votos de que o Menino Jesus nasça e viva no coração de todos.

Com amizade,

O Pároco – P. Aníbal Castelhano

Coimbra: Cáritas diocesana vai reunir idosos para encontro de convívio, celebração e reflexão

Agência Ecclesia 26 de Outubro de 2016, às 10:31
  Coimbra, 26 out 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai dinamizar o seu Encontro Anual Intercentros, que se vai realizar pelo sétimo ano consecutivo, com uma peregrinação à Rainha Santa Isabel, esta quinta-feira.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Cáritas Diocesana de Coimbra destaca que o encontro dos idosos dos seus centros é uma iniciativa “potenciadora de bem-estar e de um envelhecimento ativo e saudável”.

Para os cerca de 330 idosos, acompanhados por 60 colaboradores da Cáritas de Coimbra, provenientes de 22 equipamentos dos concelhos de Coimbra, Penela, Figueira da Foz, Góis, Arganil, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra está prometido “um dia diferente, repleto de convívio, lazer e animação”.

O programa do Encontro Anual Intercentros de idosos começa com a Eucaristia, presidida pelo presidente da instituição, o padre Luís Costa, na Igreja da Rainha Santa.

Após o almoço-convívio, a partir das 13h00 no Pavilhão Desportivo do Clube de Futebol Santa Clara, segue-se uma tarde recreativa com a animação musical a ser da responsabilidade do Grupo de Concertinas da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra e atuação de um conjunto musical.

Para além dos momentos lúdicos, o evento realizado no contexto do Dia Internacional do Idoso conta também com momentos de reflexão.

CB

Igreja: «Passo-a-rezar» ajuda peregrinos de Fátima a rezar com as novas tecnologias

Agência Ecclesia 25 de Outubro de 2016, às 12:40
Sete orações foram hoje apresentadas pelo Apostolado da Oração e pelo Santuário de Fátima

Fátima, 25 out 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima apresentou hoje sete orações sobre a Mensagem de Fátima para o ‘Passo-a-rezar’, um projeto de internet dinamizado pelo Apostolado da Oração (AO), destinado aos peregrinos que rezam “com as novas tecnologias”.

Para o padre Carlos Cabecinhas, reitor da instituição, as orações sobre Fátima do ‘Passo-a-rezar’, que resultam da parceria entre o Apostolado da Oração e o Santuário de Fátima, ajudam a “corrigir progressivamente” uma “imagem estereotipada” dos peregrinos de Fátima.

“Quando pensamos nos peregrinos de Fátima raramente pensamos em novas tecnologias”, disse, acrescentando que a proposta de oração do ‘Passo-a-rezar’, distribuídos num registo áudio com 10 a 12 miunutos, está no “centro da Mensagem de Fátima”.

Os textos das orações sobre Fátima são da autoria da postuladora da Causa de Canonização dos beatos Francisco e Jacinta e vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia, irmã Ângela Coelho.

Os sete temas escolhidos podem ser uma “síntese essencial” não apenas do encontro entre Nossa Senhora e os videntes, mas são também “eixos essenciais da mensagem de Fátima”, disse a Irmã Ângela Coelho.

A adoração, a eucaristia, o rosário, o coração, a Igreja, a misericórdia e a santidade, são os setem temas para cada uma das orações, formuladas a partir dos textos das memórias da Irmã Lúcia, com “palavras ditas do céu” e as transformações que provocaram nos pastorinhos de Fátima

“Não há só um relato do que nos parece essencial, mas o evidenciar da transformação na vida social daqueles três primeiros que viveram aquela experiência”, sublinhou a irmã Ângela Coelho.

Os atores João Ricardo e Maria Helena Falé dão voz às sete orações marianas que vão fazer parte dos conteúdos do ‘Passo-a-Rezar’.

O ‘Passo-a-rezar’ iniciou no tempo litúrgico da quaresma de 2010 e apareceu como algo inovador, não tando porque era uma proposta de oração na internet, mas pelo “conceito de trazer a oração para o dia-a-dia”, lembrou o padre António valério hoje em Fátima

O ‘Passo-a-rezar’ propõe uma oração diária, em áudio, de 10 a 12 minutos, e divulga conteúdos fixos, para momentos orantes ao longo do dia, como é o caso da mensagem de Fátima, hoje apresentada, e a oração mensal pelas intenções do Papa.

PR

%d bloggers like this: